---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

ADMINISTRAÇÃO
22 DE MAIO, O DIA DO APICULTOR!

Publicado em 22/05/2019 às 14:33 - Atualizado em 22/05/2019 às 14:58

O mel é um alimento nutritivo e com propriedades curativas que vem registrando crescimento expressivo de consumo. Para aproveitar esse bom momento que a atividade atravessa a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EPAGRI, vem incentivando e capacitando os apicultores de nosso município.  

Nesta capacitação são passados, para aproximadamente 40 produtores, conhecimentos sobre a anatomia, fisiologia e aspectos das várias espécies de abelhas; Informações sobre os produtos que elas podem oferecer, não somente o mel, mas o própolis e a geleia real.

Os produtores aprendem também técnicas de cuidados com o manejo de abelhas, montagem das caixas, cera alveolada e colheita do mel.

O objetivo desta capacitação é incentivar e agregar renda às famílias de agricultores, sempre ressaltando que a principal função da abelha na natureza não é produzir mel, mas sim fazer a polinização das plantas, assunto pouco abordado quando se fala de abelhas e que é cada vez mais preocupante, pois vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen para sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. No entanto, o uso de pesticidas (agrotóxicos) está provocando efeitos letais e subletais nas abelhas, que prejudicam a atividade de coleta de néctar e, por consequência, de polinização.

 

 GALERIA DE FOTOS


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar