EDU. CULT.
CONAE 2018 – CORONEL FREITAS BEM REPRESENTADO!

Publicado em 28/11/2018 às 11:23 - Atualizado em 28/11/2018 às 11:26

Nos dias 21 a 23 de Novembro de 2018, os delegados escolhidos nas Conferências Municipais de Educação e após selecionados na Conferência Estadual de Educação, se reuniram em Brasília na III Conferência Nacional de Educação (CONAE), a fim de rediscutir sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) pensadas para serem efetivadas no período de 2014 a 2024. O PNE foi instituído pelo Fórum Nacional de Educação.

Neste evento, o município de Coronel Freitas, teve o privilégio de ter uma representante de Ensino Fundamental, Sinara Zuffo Pais, aluna da E.E.B. Profª Délia Régis, defendendo os anseios e os interesses da classe educacional de nosso município e do estado de Santa Catarina.

Segundo ela “A Conae realizada este ano, ocorreu de forma diferenciada daquela de 2014, pois desafiou os participantes a olharem as propostas do PNE com uma nova ótica, não somente com a continuidade deste projeto de educação, mas também com um olhar voltado para a ruptura do mesmo, isto decorrente da eleição presidencial deste ano, que sinaliza para diferentes projetos educacionais ao país.  Constou em pauta a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica e a discussão das propostas de regulamentação do Sistema Nacional de Educação. Pode-se dizer que  cabe a sociedade brasileira defender o que sonhou coletivamente para a educação, não abrindo margem para que  as propostas da coletividade  se transformem somente em intenções. A nossa luta deve se dar para a efetivação daquilo que se encontra registrado e documentado no Ministério da Educação através do PNE, em suas metas e estratégias, buscando garantir a sua plena efetividade.”