---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

SAÚDE
DENGUE - A IMPORTÂNCIA DE CADA UM OBSERVAR O SEU AMBIENTE AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA

Publicado em 10/06/2019 às 10:39 - Atualizado em 11/06/2019 às 11:06

O que é?

É uma infecção causada por um vírus, que apresenta quatro sorotipos diferentes, DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Por isso, é possível contrair a doença até quatro vezes, já que a infeção por um sorotipo não gera imunidade para os demais. A CHANCE DE A DOENÇA EVOLUIR PARA UMA FORMA GRAVE É MAIOR NAS PESSOAS QUE JÁ TIVERAM A INFECÇÃO ANTERIORMENTE DO QUE EM PESSOAS QUE NUNCA CONTRAÍRAM O VÍRUS.

 Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte.

Como se transmite?

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus.

A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito.

A fêmea escolhe mais de um local para realizar cada postura, o que garante maior sucesso reprodutivo, ou seja, podem nascer insetos de vários recipientes no mesmo ambiente. Nesses locais os ovos podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, 7 dias.

PEDIMOS A POPULAÇÃO QUE MANTENHA A LIMPEZA (COLETANDO OBJETOS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA) NAS CASAS, LOTES, PÁTIOS,

LIMPAR E USAR CLORO NAS PISCINAS, LIMPEZA E VEDAÇÃO CORRETA NAS CAIXAS DE ÁGUA.

SUBSTITUA A ÁGUA DOS VASOS DAS PLANTAS POR AREIA;

LAVE E SUBSTITUA A ÁGUA DE ANIMAIS VÁRIAS VEZES NA SEMANA;

USE CORRETAMENTE AS LIXEIRAS, COLOCANDO O LIXO SOMENTE NOS DIAS DE COLETA TANTO PARA LIXO RECICLÁVEL QUANTO PARA LIXO ORGÂNICO.