ADMINISTRAÇÃO
Vale-alimentação substituirá Prêmio Assiduidade e injetará recursos na economia local

Publicado em 01/07/2019 às 10:52 - Atualizado em 01/07/2019 às 10:52

Com o objetivo de valorizar o servidor que presta bons serviços à população e seguindo os parâmetros de uma gestão pública profissional, responsável e eficiente, a Prefeitura de Coronel Freitas substituirá o atual Prêmio Assiduidade pelo Vale-alimentação, a partir do mês de agosto. A medida deverá beneficiar os 165 servidores de carreira do município e injetar R$ 13,2 mil por mês na economia local, resultando em ganhos para o comércio e demais estabelecimentos.

A substituição deverá trazer várias vantagens aos servidores e à economia local, sem comprometer as contas do município, já que o Prêmio Assiduidade tem várias limitações. Uma delas é a forma de pagamento, que ocorre uma única vez por semestre sobre o valor de meio piso salarial e ainda desconta o imposto de renda do servidor, retirando parte dos recursos que poderiam ficar no município. Além disso, os critérios de pagamento prejudicam especialmente os pais e as mães que, diante de ausências para levarem seus filhos a consultas médicas e outras situações que requerem acompanhamento, têm seu benefício cortado.

A partir do recebimento do Vale-alimentação, em agosto, os servidores irão receber todos os meses R$ 80,00, que não serão tributáveis e poderão ser gastos apenas no comércio local. Ou seja, é um valor líquido e que auxiliará nas despesas destas famílias mensalmente, sendo que a totalidade desses recursos ficará no município, voltadas ao fomento do comércio local.

Segundo o prefeito Izeu Tozetto, a medida não implicará em aumento de despesas para o município, uma vez que a os valores entre os dois benefícios são equivalentes. “Como não temos condições de manter os dois, optamos por aquele que valoriza mais o servidor, ao garantir um complemento não tributável na sua renda, e ainda faz girar a roda da economia local todos os meses”, explicou.