---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

SAÚDE
Secretaria de Saúde de Coronel Freitas desenvolve campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Publicado em 11/09/2019 às 14:47 - Atualizado em 11/09/2019 às 15:05

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo” é de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, causas e entendermos que o suicídio é uma realidade que pode afetar pessoas a nossa volta, ficando  claro que é fundamental conversamos a respeito.

Na tarde do dia 10 de setembro aconteceu em Coronel Freitas o lançamento das atividades do Setembro Amarelo, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, com uma palestra ministrada pela Psicóloga Dra. Idione Fillipe Chiella e a Médica Dra. Maikelli Simes, objetivando orientar e capacitar os profissionais da saúde que atuam em nosso município, visando o melhor atendimento, apoio e encaminhamento de pacientes que necessitarem desta ajuda.

A Secretária de Saúde  Elisangela da Silva destaca que  o suicídio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento de familiares ou amigos, alertando que o risco maior são pessoas tomadas por depressão, alcoolismo e pessoas que passam por crises profundas diante de situações estressantes da vida (como desemprego, perdas financeiras e de entes queridos, término de relacionamento, abusos, bullying, além de doenças e dores crônicas).

Conhecer esses sinais contribui muito para a prevenção, portanto, fique atento a qualquer um destes sinais, que não são sinais de fraqueza, mas sim de uma doença que deve ser tratada e se precisar procure ajuda nas Unidades Básicas de Saúde.

Neste sábado todos estão convidados para participar do sábado “D” deste Setembro Amarelo que acontecerá na praça central das 09:00hs ás 11:30hs, onde estarão sendo realizadas verificação de Pressão Arterial, aplicação das PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), alongamento, mateada, orientações gerais.

Cronograma de atividades que serão desenvolvidas no mês de setembro:


Setembro Amarelo

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar