OBRAS URBANAS
Padronização dos passeios públicos inicia em fevereiro

Publicado em 12/02/2020 às 15:21 - Atualizado em 12/02/2020 às 15:22

Uma das principais ações do Programa Coronel Cidade Linda, a implantação de passeios públicos padronizados e inclusivos inicia no mês de fevereiro. A informação foi confirmada esta semana pela Prefeitura de Coronel Freitas, que designou um servidor com exclusividade para conduzir os trabalhos, garantindo maior agilidade e qualidade nos serviços.

As obras serão realizadas em duas etapas. A primeira ocorre na Av. Santa Catarina, entre a Rua General Osório e frente ao Rio Xaxim. Já a segunda etapa contemplará a Rua Amazonas, entre a creche Jandir Bráz Favaretto e a Rua Goiás. As obras têm como objetivo tornar a cidade ainda mais linda e inclusiva para o fluxo de pessoas com deficiência, atendendo às normas de acessibilidade. O investimento total está estimado em R$ 1,2 milhão.

Visita técnica orientará proprietários de imóveis

Já nesta semana ocorre a primeira ação, com visitas de um profissional da prefeitura para elaborar o cadastro e orientar os proprietários dos imóveis com relação aos serviços e materiais a serem usados na obra. Na sequência ocorre a reunião com a empresa que ira realizar o serviço e após com o Conselho Municipal de Planejamento.

O projeto prevê a implantação de três padrões de largura de passeios: 1,5 metros; 2 metros; e 3 metros. A única responsabilidade dos proprietários dos imóveis é a aquisição de paver, conforme especificação técnica orientada pela prefeitura; e quando necessário, fazer o muro de contenção. O formato do paver é de 10 cm X 20 cm, sendo 6 cm de espessura para o meio da quadra (pedestres) e 8 cm no acesso a veículos. São dois tipos de paver: um deles é cinza natural e resistência mínima de 35mpa; e o outro é tátil direcional e alerta.

Já à prefeitura cabe fornecer pó de brita e areia; serviço de máquinas, quando necessário; preparação da cancha, alinhamento do meio-fio e colocação do paver; jardinagem; pagamento da taxa de ART do projeto de fiscalização e execução; e a fiscalização das obras.

Espaços públicos já contemplados

Passeios padronizados já foram implantados ou estão em andamento nos Postos de Saúde, Escolas Municipais, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura, Praça Central, Centro de Eventos e Rodoviária.