INICIADAS AS OBRAS DE LIMPEZA DOS RIOS NA CIDADE

Publicado em 16/06/2020 às 15:58 - Atualizado em 16/06/2020 às 16:07

A Prefeitura de Coronel Freitas entregou a ordem de serviço para o início das obras de desassoreamento e limpeza dos rios Taquaruçu e Xaxim, que cortam a cidade, conforme anunciado no último 05 de junho. Além de preservar o rio, o investimento irá garantir mais segurança à população que ainda convive com o trauma dos impactos da última enxurrada ocorrida em 2015, principalmente aos moradores que residem próximos às margens dos rios.

Os trabalhos iniciaram já nesta terça-feira e serão realizados de segunda a segunda, para agilizar o andamento. Mesmo assim, não há uma previsão sobre o prazo de conclusão, pois dependerá da quantidade de rejeitos que serão encontrados e retirados, além das condições climáticas. A previsão do investimento é de R$ 120 mil, podendo variar para mais ou para menos, a depender das horas-máquina envolvidas também conforme a quantidade de entulhos que será encontrada.

O projeto foi elaborado pela engenheira agrônoma do próprio município, o que evitou custos externos. O objetivo era ter realizado a obra nos anos anteriores, mas a licença ambiental foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) somente há algumas semanas, e todo o trabalho será realizado conforme liberação e orientação do IMA – antiga FATMA. As obras seriam iniciadas na última semana, mas tiveram que esperar em função das fortes chuvas.

COMO SERÁ O TRABALHO?
O trabalho envolverá uma escavadeira hidráulica, um trator esteira e quatro caminhões-caçamba em operação simultânea. A limpeza será inédita em relação ao que foi feito no decorrer da história do município, pois não se limita apenas a retirar excessos superficiais ou apenas limpar. A situação se agravou com a enxurrada de 2015, pois foram formadas pequenas “ilhas” com árvores, mato e lixo acumulado ao longo do leito dos rios, reduzindo a capacidade de escoamento da água e tornando mais eminente o risco de futuros enxurradas, alagamentos e enchentes.

Por isso a obra inédita vai contemplar um trabalho mais completo e complexo, envolvendo a cacharia do rio. Uma extensão de 4,5 Km passará pelo desassoreamento, que consiste na remoção completa de todos os obstáculos que impedem a fluidez da água. Após removido, todo o material será transportado e descartado em local adequado, em um terreno da prefeitura localizado nas proximidades do Loteamento Pelizza, seguido da limpeza do leito dos rios.

BOCAS DE LOBO
Outros R$ 60 mil já foram investidos na desobstrução de bocas de lobo e tubulações na cidade, nos anos de 2017 e 2018. A medida foi fundamental para ampliar a vazão da água e evitar alagamentos. Aliado à limpeza do rio que ocorrerá nas próximas semanas, Coronel Freitas estará mais segura contra enchentes e mais comprometida com o meio ambiente.